• (51) 3478.7000
  • Segunda à Sexta: 07h às 19h

Núcleo de

Referência

em DII

Corpo Clínico

Exames na área de DII

Cápsula Endoscópica
Opta-se por utilizar a cápsula para acessar partes do corpo que não é possível de visualizar com a endoscopia ou com a colonoscopia, por exemplo. O exame é uma revolução, principalmente para descobrir enfermidades no intestino delgado. A cápsula percorre o mesmo caminho do alimento, gerando um filme desse trajeto, e pode revelar doenças até então escondidas e inacessíveis pelos métodos convencionais de diagnóstico. A partir dos resultados que a cápsula endoscópica traz, é possível tratar as doenças de forma mais adequada. Pacientes que sofriam de sangramentos de origem incerta, dores abdominais sem causa definida, diarréias crônicas ou doenças do intestino delgado agora podem saber em detalhes o que causa tal situação. O exame também é capaz de revelar doença inflamatória no intestino delgado e doença celíaca (alergia ao glúten). Além disso, é indolor e o paciente pode seguir com sua rotina habitual. O procedimento ocorre da seguinte forma: pela manhã o paciente vai ao consultório e engole a cápsula. As quatro primeiras horas seguintes devem ser passadas em jejum e depois seguir com a dieta indicada pelos profissionais. Um aparelho receptor é entregue ao paciente e fica preso por meio de um cinturão. Por sistema wireless esse equipamento capta todas as imagens geradas pela cápsula, que pode tirar até duas fotografias em um segundo. Ao final do dia, o paciente retorna para entregar esse aparelho e o médico vai selecionar as imagens, gerando um filme de todo o percurso com cerca de uma hora de duração. A cápsula é eliminada naturalmente pelo organismo. A única contra-indicação é se o paciente apresenta obstrução intestinal, o que impossibilita a eliminação da cápsula.
Manometria Anorretal
A manometria anorretal é um procedimento que permite a avaliação da função dos músculos do ânus em repouso, em contração voluntária e em relaxamento ou esforço de evacução. As principais indicações da manometria são constipação intestinal crônica, incontinência anal (escape anal de fezes ou flatos), dor anal. O paciente deverá comparecer a clínica no horário agendado, trazendo o pedido do médico. Se menor de 18 anos dever estar acompanhado. Se maior que 18 anos, o acompanhante é opcional. O exame não precisa de anestesia ou sedação. Antes do exame o paciente é orientado sobre o procedimento. O exame é feito com o paciente deitado sobre seu lado direito ou esquerdo e com as pernas fletidas. Será passada uma sonda fina, com um pequeno balão plástico na extremidade, através do ânus após lubrificação do mesmo com gel. Essa sonda não dói ou machuca. Será solicitado ao paciente que faça alguns movimentos de contração e relaxamento do ânus. Em momentos específicos do exame será colocado pequeno volume de ar dentro do balão na extremidade da sonda. O médico vai acompanhando as medidas de pressão através de um sistema de computador. O exame dura cerca de 20 minutos.

Baixe aqui dicas para seu exame
Manometria Esofágica
Manometria esofágica é um teste que mede o quão bem o seu esôfago funciona. Seu esôfago é o tubo longo muscular que liga a garganta ao estômago. A manometria esofágica mede as contrações musculares rítmicas (peristaltismo) que ocorrem em seu esôfago ao engolir. A manometria esofágica também mede a coordenação e força exercida pelos músculos de seu esôfago. A manometria esofágica é um procedimento para determinar as pressões que a musculatura do esôfago exercem em condições de repouso e durante a deglutição. Como é realizado o exame? A manometria esofágica é um procedimento ambulatorial realizado sem sedação. A maioria das pessoas tolera bem. Enquanto você está sentado, um membro de nossa equipe irá lhe orientar durante todo o processo. Inicialmente será introduzido gel anestésico em uma de suas narinas, para facilitar a introdução de uma sonda e minimizar o desconforto. Um cateter é guiado através de seu nariz e esôfago. Este procedimento não interfere com a sua respiração. Depois que o cateter está no lugar, você sera convidado a deitar de costas sobre uma mesa de exame Deverá então engolir pequenos goles de água. Ao fazer isso, um computador conectado ao cateter registra a pressão, força e padrão de suas contrações musculares esofágicas. Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente. O teste geralmente dura cerca de 10 a 30 minutos. Quando sua manometria esofágica é completa, você pode retornar às suas atividades normais. Embora a manometria esofágica seja desconfortável, o procedimento é minimamente doloroso porque a narina através do qual o tubo é inserido é anestesiada. Uma vez que a sonda está no lugar, os pacientes falam e respiram normalmente. Os efeitos colaterais de manometria esofágica são menores e incluem leve dor de garganta, sangramento do nariz e, raramente, problemas de sinusite, devido à irritação e obstrução dos ductos que conduzem os seios nasais e no nariz. Ocasionalmente, durante a inserção, o tubo pode entrar na laringe (cordas vocais) quando isto acontece, o problema normalmente é imediatamente reconhecido, e a sonda é removida rapidamente.

Baixe aqui dicas para seu exame
Phmetria Esofágica
Phmetria esofágica consiste na monitorização do ph ácido dentro do esôfago. Este exame ajuda no diagnóstico da Doença do Refluxo gastroesofágico. Uma vez que o exame consiste na introdução de um cateter através da narina, faringe e esôfago, até o estômago, algumas pessoas poderão apresentar náuseas e vômitos, o que será um problema se o estômago estiver cheio. Portanto, é necessário que você esteja em jejum de pelo menos 4 horas no dia do exame. Antes de iniciar o procedimento, será colocada pequena quantidade de Xylocaina gel (um anestésico tópico) na narina a ser utilizada. Essa sonda fica conectada a um aparelho que grava as informações do exame e que pode ser preso à cintura e um eletrodo que fica preso à pele através de um adesivo. Após a instalação do aparelho, a pessoa volta às suas atividades normais (trabalho, estudo, etc.) acompanhado de uma pasta aonde deve marcar toda e qualquer refeição (incluindo líquidos e lanches), anotando o início e o final das mesmas, deve anotar também os períodos em que permaneceu deitado (horário em que deitou e que levantou), e principalmente, deve anotar toda vez que apresentar algum sintoma, explicando o que sentiu. Sem esses dados, não será possível analisar os dados do exame. No dia seguinte, a pessoa deverá retornar e o aparelho será retirado. Alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame, conforme descrevemos abaixo: Medicamentos para o estômago à base de: Omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol, devem ser suspensos 10 dias antes; Medicamentos para o estômago à base de: Cimetidina, ranitidina e famotidina devem ser suspensos 3 dias antes; Antiácidos (Mylanta plus, Maalox plus, Kolantyl, etc.) devem ser suspensos 24 horas antes; Medicamentos para náuseas à base de Bromoprida, Metoclopramida, Domperidona, devem ser suspensos 24 horas antes. O exame de pHmetria deve ser realizado com o paciente mantendo uma atividade diária o mais próximo do normal possível. Apesar disto, há algumas coisas que não são recomendadas. Não tome banho de chuveiro nem mergulhe enquanto estiver com o monitor. Não passe por detector de metais ou aparelhos de Rx em aeroportos. Evite comer ou beber frutas e sucos cítricos em geral. Sua dieta deverá ser, de resto, dentro dos padrões que usa habitualmente. Se lembre de registrar cada coisa que puser na boca como chicletes e balas.

Baixe aqui dicas para seu exame
Teste H2 Expirado
Calprotectina Fecal
Dosagem de Nível Sérico dos Biológicos Anti-TNF
Tempo de Trânsito Colônico

Fundada em 04/08/1997, a Coloprocto foi criada para integrar, em um só lugar, a estrutura necessária para o completo atendimento ao sistema digestivo. Para isso, a Clínica reúne médicos especializados e qualificados, em Coloproctologia, Gastroenterologia, Cirurgia Geral e áreas afins como Urologia, Dermatologia, Nutrição, Psicologia que apoiam o sistema de Cuidado ao Paciente de forma integrada.

Contato

Rua Boqueirão, 756
Bairro Igara
Canoas/RS
(51) 3478.7000
(51) 998.666.335

Feed de Notícias

Fique sabendo das últimas notícas, da Coloprocto Canoas, antes de todo mundo. Inscreva-se em nosso canal e receba nossas novidades.

Redes Sociais

© 2019 | Coloprocto Canoas | Design: Agência Project