Exames > Phmetria

Phmetria esofágica consiste na monitorização do ph ácido dentro do esôfago. Este exame ajuda no diagnóstico da Doença do Refluxo gastroesofágico.

Uma vez que o exame consiste na introdução de um cateter através da narina, faringe e esôfago, até o estômago, algumas pessoas poderão apresentar náuseas e vômitos, o que será um problema se o estômago estiver cheio. Portanto, é necessário que você esteja em jejum de pelo menos 4 horas no dia do exame.

Antes de iniciar o procedimento, será colocada pequena quantidade de Xylocaina gel (um anestésico tópico) na narina a ser utilizada. Essa sonda fica conectada a um aparelho que grava as informações do exame e que pode ser preso à cintura e um eletrodo que fica preso à pele através de um adesivo.

Após a instalação do aparelho, a pessoa volta às suas atividades normais (trabalho, estudo, etc.) acompanhado de uma pasta aonde deve marcar toda e qualquer refeição (incluindo líquidos e lanches), anotando o início e o final das mesmas, deve anotar também os períodos em que permaneceu deitado (horário em que deitou e que levantou), e principalmente, deve anotar toda vez que apresentar algum sintoma, explicando o que sentiu. Sem esses dados, não será possível analisar os dados do exame. No dia seguinte, a pessoa deverá retornar e o aparelho será retirado.

Alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame, conforme descrevemos abaixo:

  • Medicamentos para o estômago à base de: Omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol, devem ser suspensos 10 dias antes;
  • Medicamentos para o estômago à base de: Cimetidina, ranitidina e famotidina devem ser suspensos 3 dias antes;
  • Antiácidos (Mylanta plus, Maalox plus, Kolantyl, etc.) devem ser suspensos 24 horas antes;
  • Medicamentos para náuseas à base de Bromoprida, Metoclopramida, Domperidona, devem ser suspensos 24 horas antes.

O exame de pHmetria deve ser realizado com o paciente mantendo uma atividade diária o mais próximo do normal possível. Apesar disto, há algumas coisas que não são recomendadas.

Não tome banho de chuveiro nem mergulhe enquanto estiver com o monitor.

Não passe por detector de metais ou aparelhos de Rx em aeroportos.

Evite comer ou beber frutas e sucos cítricos em geral.

Sua dieta deverá ser, de resto, dentro dos padrões que usa habitualmente.

Se lembre de registrar cada coisa que puser na boca como chicletes e balas.

Contato

(51) 3181-0627
51 99866.6335
Seg - Sex 7:00 às 19:00