Exames > Manometria esofágica

Manometria esofágica é um teste que mede o quão bem o seu esôfago funciona. Seu esôfago é o tubo longo muscular que liga a garganta ao estômago. A manometria esofágica mede as contrações musculares rítmicas (peristaltismo) que ocorrem em seu esôfago ao engolir. A manometria esofágica também mede a coordenação e força exercida pelos músculos de seu esôfago.

A manometria esofágica é um procedimento para determinar as pressões que a musculatura do esôfago exercem em condições de repouso e durante a deglutição.

Como é realizado o exame?

A manometria esofágica é um procedimento ambulatorial realizado sem sedação. A maioria das pessoas tolera bem.

Enquanto você está sentado, um membro de nossa equipe irá lhe orientar durante todo o processo. Inicialmente será introduzido gel anestésico em uma de suas narinas, para facilitar a introdução de uma sonda e minimizar o desconforto. Um cateter é guiado através de seu nariz e esôfago. Este procedimento não interfere com a sua respiração.

Depois que o cateter está no lugar, você sera convidado a deitar de costas sobre uma mesa de exame

Deverá então engolir pequenos goles de água. Ao fazer isso, um computador conectado ao cateter registra a pressão, força e padrão de suas contrações musculares esofágicas.

Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente.

O teste geralmente dura cerca de 10 a 30 minutos.

Quando sua manometria esofágica é completa, você pode retornar às suas atividades normais.

Embora a manometria esofágica seja desconfortável, o procedimento é minimamente doloroso porque a narina através do qual o tubo é inserido é anestesiada. Uma vez que a sonda está no lugar, os pacientes falam e respiram normalmente. Os efeitos colaterais de manometria esofágica são menores e incluem leve dor de garganta, sangramento do nariz e, raramente, problemas de sinusite, devido à irritação e obstrução dos ductos que conduzem os seios nasais e no nariz. Ocasionalmente, durante a inserção, o tubo pode entrar na laringe (cordas vocais) quando isto acontece, o problema normalmente é imediatamente reconhecido, e a sonda é removida rapidamente.

Contato

(51) 3181-0627
51 99866.6335
Seg - Sex 7:00 às 19:00